terça-feira, 4 de maio de 2010

Nossa rotina

Iniciamos a aula com "A hora da roda": as crianças guardam o material e já sentam em roda para ouvir uma história lida pela professora. É o que chamamos de ler por prazer, o objetivo é habituar as crianças a apreciarem os livros de qualidade, se familiarizarem com os diversos gêneros. Quando aprendem a escrever, já são capazes de construir ou reescrever os gêneros conhecidos, diferente da alfabetização tradicional, onde o aluno primeiro constrói frases, orações, pequenos textos, e por último, as redações.

Dia sim, dia não, todos os primeiros anos se reúnem no páteo para cantarmos e dançarmos cantigas infantis. A intenção é apresentar às crianças músicas populares, clássicas, regionais...


Fixamos em local visível algumas coisas que contribuem para o letramento da turma: os numerais (de zero a nove, e também um cartaz até cem, para que percebam a base decimal), a lista de nomes da classe, os combinados (ditados pelas próprias crianças no início do ano letivo), um cartaz de pregas com os crachás, o calendário, a lista dos meses do ano, os textos conhecidos escritos coletivamente (tendo a professora como escriba), as letras do alfabeto sem figuras ilustrativas.


Minha sala: lista de nomes, combinados para boa convivência , cartaz de pregas com crachás de mesa.



Sala da professora Débora: as crianças ditam, a professora escreve. Depois os cartazes são usados como referência para escrever outras palavras.



As letrinhas móveis são ótimo recurso para fazer intervenções sobre as hipóteses de escrita das crianças. Formamos as duplas de acordo com a aproximação no nível de escrita: o pré-silábico com um silábico com valor, o silábico-alfabético com um alfabético etc.





Lemos diariamente o calendário e marcamos um X nos dias conforme passam. Com o calendário as crianças aprendem a ordem numérica, os dias da semana, os meses, a situar-se no tempo, a estabelecer relações (antes e depois, dias de antecedência), entre outros.
A leitura diária da lista dos nomes ajuda as crianças se apoiarem nos nomes dos colegas para escreverem suas listas de palavras, escritas expontâneas etc.




Levamos em conta a necessidade de brincar das crianças para desenvolverem-se potencialmente. Todos os dias, após o jantar, a turminha brinca de modelar com as mãos ou com moldes, vai à brinquedoteca, brinca no chão da sala com monta-tudo e blocos lógicos, ou vamos à área livre para brincar de roda.








Uma vez por semana, as crianças vão à sala de leitura. Quando nossa escola recebeu os livros da Secretaria Municipal de Educação para serem entregues às crianças, os professores Orientadores de Sala de Leitura - Décio e Leila - prepararam uma grande surpresa para os nossos alunos: fantasiaram-se de mágico e madrastra da Branca de Neve, e apresentaram uma pequena peça teatral sobre o mundo da fantasia, a mágica dos livros!


Às quintas e sextas, há aula de educação física. Uma vez por semana nossos alunos têm aula com a professora de Artes e também vão à sala de informática.

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