domingo, 14 de março de 2010

Roda de conversa

Retirei do livro "A ética na educação infantil", dicas de como organizar melhor a rodinha.
"Quando todos falam ao mesmo tempo: com frequencia o tópico interessa tanto às crianças que todas desejam falar ao mesmo tempo. Isto ocorre por diversas razões. O egocentrismo e a impulsividade geral das crianças fazem com que elas não consigam pensar em algo sem falar em voz alta. Elas podem sentir que devem competir com outras crianças por uma oportunidade para falar. Quando mais de três ou quatro crianças têm algo a dizer sobre um tópico, o professor deve estabelecer uma sequência e garantir aos alunos que todos terão sua vez de falar. 'Começarei com _____________ e vou chamar cada um seguindo a ordem da roda. Todos terão oportunidade. Portanto, podem baixar a mão'. As crianças não se sentem compelidas a sacudir as mãos no ar enquanto dizem 'Eu! Eu!' e podem relaxar sabendo que terão sua vez de falar e então podem ouvir umas às outras, ao invés de se concentrarem em tentar obter atenção do professor.
Recomendamos aos professores não usarem a estratégia de chamar crianças que, em silêncio, levantam as mãos. Se muitas crianças estão quietas com as mãos levantadas, escolher sobre quem chamar torna-se arbitrário. Temos observado muitas rodas nas quais uma criança senta-se pacientemente no círculo, com a mão levantad em silêncio, e jamias atrai a tenção do professor. É fácil negligenciar uma criança quieta ou passiva. Passar a palavra por todo o círculo e dar a cada criança uma oportunidade para falar evita que isso aconteça.
Quando todas as crianças falam ao mesmo tempo e o círculo torna-se ruidoso, o professor deve evitar gritar acima das vozes. Algumas estratégias úteis incluem sentar-se em silêncio e esperar que o barulho diminua, mantendo as mãos sobre os ouvidos, parecendo sentir dor, falando baixinho. Insistir que as crianças fiquem quietas geralmente não funciona e prejudica o papel de liderança do professor. Em casos exztremos, iniciar uma canção leva as crianças de volta a um objetivo comum".(DEVRIES, Retha. A ética na educação infantil: o ambiente sócio-moral na escola; trad Dayse Batista. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.)

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